Como instalar drivers(cornetas) no meu som?

Bom galera, neste post será explicado o básico para a instalação dos driver(cornetas) no seu trio...


Ligue entre o positivo do alto-falante e o positivo da corneta um capacitor de 22 uF (microfarad) bipolar ou despolarizado por 50 V. Esse capacitor faz um corte na faixa dos sons médios em torno de 1800 Hz.

OBSERVAÇÃO: Essa ligação não afeta a impedância final, porque o capacitor de filtro funciona como um elemento casador de impedância na freqüência de corte.









 


Um dos terminais (fio) do capacitor deverá ser ligado também a um resistor de fio com 15 Ohms por 20 W. O outro terminal do resistor será ligado ao positivo da corneta.

Sem esse resistor o som da corneta parecerá sair de dentro de uma lata.


Se não encontrar o capacitor bipolar compre dois capacitores de 47 uF e interligue os negativos dos dois usando solda. Em seguida ligue cada positivo de cada capacitor entre o positivo do alto-falante e o positivo da corneta, sem esquecer o resistor ligado da mesma forma descrita anteriormente.


Para não perder o efeito estéreo espacial que faz você perceber de onde sai o som de cada instrumento (canal direito e esquerdo) você deverá ligar duas cornetas, uma em cada alto-falante em cada canal.


Outra coisa, muitos instaladores sem conhecimento teórico (aprende vendo os outros fazer) não sabe que além da corneta, o tweeter (sons agudos) deverá também usar o mesmo resistor para evitar picos de distorção harmônica (THD) nos sons agudos.

6 Response to "Como instalar drivers(cornetas) no meu som?"

  1. Unknown says:

    ola, queria a monta um som para meu carro mais no sei qual as 2 potencia que uso, ah quantidades de canais e de ohns, a potencia dela pra nao usar ela toda, o meu som e assim
    Alto Falante Pioneer 6x9 Ts-a6994 5vias 600w 8ohns
    2º 1 alto falantes bravos Uxp 550w Rms
    3ºKit Selenium 2 Tweeters St200 + 4 Drivers D250x + 4 Cornetas 8ohns

    Unknown says:

    https://www.youtube.com/watch?v=xGPSfHI5y88&feature=youtu.be ajuda bastante

    Unknown says:

    pq quando eu ligo as corneta e sai som de sterio

    Unknown says:

    Ola eu posso ligar dois capacitores 22uf 250v para cortar mais o grave

    Unknown says:

    Ola eu posso ligar dois capacitores 22uf 250v para cortar mais o grave

    Unknown says:

    Eu posso ligar dois capacitores 22uf 250v para cortar mais o grave

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme