Drivers, cornetas e tweeters. O que são e para que servem?

Os drivers, cornetas e acessórios conseguem dar para o som do seu carro mais potência, além de um som melhor, do jeito que você deseja. Assim, se você quiser ter um bom som no seu carro deve conhecer um pouco sobre os drivers, cornetas e tweeters.




Em um som automotivo a eficiência, a lineariedade e ter um som limpo são desejos de quem trabalha ou tem projetos de som como hobby. Por isso é necessário que sejam utilizados diversas peças e o projeto deve ser realizado com qualidade. Entre os produtos que podem ser usados no som automotivo e em eventos de qualquer tipo estão os drivers, cornetas e tweeters.



Drivers
Os drivers conseguem mudar a cara do seu som ou projeto. Fora isso, também podem ser utilizados em sons profissionais de eventos como, shows, auditórios, carros de propagandas, trios elétricos, oferecendo sempre mais potência. Só depende de você escolher como quer que o som do seu carro ou evento fique. Além de trazerem mais força para o seu som, alguns drivers vem com uma membrana fenólica reforçada que oferece maior rigidez e leveza, assim, você pode utilizá-lo em uma potência elevada; outros podem trazer uma tampa do conjunto magnético, com o objetivo de proteção extra.

Cornetas
A corneta, assim como o driver, é um tipo de alto-falante e, além de poder ser colocado em projetos de som automotivo, ajuda o som do seu evento a mudar de cara. Algumas delas podem ser utilizadas em caixas acústicas para shows e eventos, auditórios, carros de propaganda, trio elétricos, entre outros. Certas cornetas utilizam na sua fabricação polipropileno de alto impacto, rosca padrão (ABNT) e podem ser idealizadas para serem usadas em conjunto com alguns drivers.

Tweeters
O tweeter também é um tipo de alto-falante, mas de dimensões bem reduzidas. A função do tweeter é reproduzir as faixas de alta freqüência, os sons mais agudos. Na sua maioria, os Tweeters são fabricados com um domo de seda ou metal, o alumínio, por exemplo e até mesmo pastilha de cristal piezoelétrico. Alguns tweeters possuem corneta, phase plug e capa protetora do conjunto feita de alumínio e conector de engate rápido. A potência máxima dos tweeters varia consideravelmente, se adaptando com o seu objetivo, alguns podem atingir a potência musical de 600W, 300W e 150W.


FONTE: http://guias.zura.com.br/2010/05/17/drivers-cornetas-e-tweeters/

8 Response to "Drivers, cornetas e tweeters. O que são e para que servem?"

  1. inútil, não explica nada.

    inútil, não explica nada.

    guitarlo says:

    kkkkkkkkkkk, é verdade, não abordou as frequências, só disse,"pode ajudar o som a ficar mais bonito",kkkkk, isso faz parecer que os caras que trabalham com som automotivo são idiotas...

    guitarlo says:

    kkkkkkkkkkk, é verdade, não abordou as frequências, só disse,"pode ajudar o som a ficar mais bonito",kkkkk, isso faz parecer que os caras que trabalham com som automotivo são idiotas...

    Unknown says:
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Unknown says:

    Inútil são os comentários de vocês, que ofendem quem destinou seu tempo precioso para lhes dar conhecimento, mesmo que incompleto.

    Unknown says:

    faz melhor! pelo menos ele gastou o tempo dele para nos ensinar, enquanto vc gastou o seu tempo para criticar com algo desnecessário, ao invés de vc agradecer vc preferiu criticar

    Unknown says:

    Me esclareceu bastante obrigado

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme