Perguntas e dúvidas frequentes em relação a som automotivo

O que é Palco? O que é imagem? 
Palco é a posição (frente/ trás, alto/ baixo) de onde uma determinada música para estar vindo, um sistema com um bom palco transmite uma sensação real da música. Um bom palco deve conter uma boa altura, uma boa largura e uma boa profundidade, que são referências utilizadas durante os campeonatos. A imagem é o comprimento e a definição de um palco, ou seja um indicativo de onde instrumentos de uma grande orquestra, por exemplo, estão localizados. Como se realmente estivesse acontecendo sobre o motor de seu veículo um grande show, com muitos músicos e instrumentos, cada um em um determinado lugar.

Qual o papel de um mega-capacitor no sistema? 
Os mega-capacitores são aqueles que geralmente obedecem capacitâncias em torno de 1 Farad, e o seu papel em um sistema é manter a voltagem do sistema constante. Ou seja, quando se tem picos de freqüências graves prolongados durante uma música a parte elétrica do automóvel fica debilitada durante o fornecimento de corrente, portanto estando o mesmo ligado em paralelo ao amplificador, ao se ter deficiências no sistema o mesmo se descarrega entregando a sua carga ao amplificador e mantendo constante os parâmetros de energia dos sistema.





Eu devo instalar um capacitor em meu sistema? 
Bom , aconselha-se a instalação de capacitores obedecendo a seguinte regra: 1F / KW, ou seja, a cada 1000 watts de potência (rms) um capacitor de um Farad. Mas atenção a instalação do mesmo não é muito simples, se você deseja instalar o mesmo em seu sistema procure um loja especializada.

O que é ligação em bridge?Ligação em bridge corresponde a uma ligação que se faz quando por exemplo, se tem um amplificador de 2 canais e combinando os mesmos se obtém no final somente uma saída, ou seja, 1 canal. Utiliza-se então, a saída positiva de uma canal e a saída negativa do outro canal ligadas a um alto-falante. Muito cuidado pois ligações em bridge podem possuir THD's altos que comprometam a qualidade do áudio do seu sistema.

O que são amplificadores estáveis em 2 ohm? O que é um amplificador de alta corrente? 
Um amplificador estável em 2 ohm de carga é aquele que é capaz de operar normal e continuamente quando em seus terminais estiver conectada uma carga de tal impedância / resistência, sem encontrar problemas como superaquecimento. Atualmente todos os bons amplificadores são estáveis em 2 ohm. Amplificadores de alta corrente são aqueles que podem operar com uma carga ainda menor que 2 ohm conectada em seus terminais. Atualmente existem amplificadores capazes de operar com uma carga de 0,25 ohm conectada em seus terminais, contudo isto é muito perigoso afinal existe o risco eminente da queima do aparelho o que também é muito prejudicial a qualidade do som. A tendência mundial é a construção de amplificadores robustos que despejem grandes potências em 4 ohm, o que é sem dúvida alguma, na minha opinião uma grande opção.

Quais são algumas marcas boas de amplificadores? 
Algumas marcas boas de amplificadores são: a/d/s, Precision Power, Soundstream, Phoenix Gold, Milbert, Orion, Xtant, Hifonics, Zapco, MTX, Sony, Kicker, Rockford Fosgate e Mcintosh.

Qual o preço médio de bons amplificadores? 
Amplificadores bons geralmente tem o custo benefício de R$300,00 por cada 50W rms, então se você encontrar um amplificador com preços muito fora deste referencial fique atento, ou o vendedor não está sendo honesto com você (o que geralmente não acontece) ou o produto não é de boa qualidade.

Quais são alguma marcas boas de cd-players? 
Algumas marcas boas de cd-players são: Alpine, Clarion, Sony, Kenwood, Eclipse, Nakamichi e Rockford Fosgate.

Como configurar a regulagem de ganho de um amplificador? 
Efetue o seguinte procedimento:

  1. Disconecte todos os componentes do amplificador;
  2. Diminua os ajustes de sensibilidade o mínimo possível;
  3. Ligue o cd-player e aumente o volume até aproximadamente 90% de seu volume máximo;
  4. Conecte um canal ao amplificador;
  5. Com calma aumente o ganho do canal correspondente até que se perceba distorção no sinal;
  6. Diminua um pouco o ganho do canal;
  7. Desconecte a corrente se entrada;
  8. Repita os passos de 4 a 7 para todos os canais do seu amplificador;
  9. Desligue o cd-player;
  10. Conecte todos os canais ao amplificador.

9 Response to "Perguntas e dúvidas frequentes em relação a som automotivo"

  1. Unknown says:

    Tenho um Pioneer, módulo explosoud 2600 xm. Duas corneta selenium e um twitter. Qual fonte devo usar? Essas de fonte de pc para transformar em fonte automotiva 25 amper funciona?

    Anônimo says:

    Modulo Booster 3000w Com Frente Acrilico 1500 RMS acende a luz verde mas não toca. O que pode ser?

    Unknown says:

    qual amplificador para montar um som com eg 115 500w e eg 102 300w?

    Unknown says:

    qual amplificador para montar um som com eg 115 500w e eg 102 300w?

    Unknown says:

    qual amplificador para montar um som com eg 115 500w e eg 102 300w?

    Unknown says:

    qual amplificador para montar um som com eg 115 500w e eg 102 300w?

    Unknown says:

    Ola, estou comprando um modulo de 5000W RMS 2Ohm 1 canal para meus SUBWOOFERS e gostaria de saber qual marca comprar se se importar com o valor mais sim com a qualidade do modulo e o consumo de energia. Estou entre os nacionais STETSOM, TARAMPS, SOUNDIGITAL E BANDA. qual vcs escolheriam e o porque.Obrigado pela ajuda.

    Unknown says:

    AMIGO QUAL MODULO DEVO UTILIZAR PARA VOZ? 6 6x995 Pioneer 100RMS (unidade), 4 1686 Pioneer 60 RMS (unidade), 2 TS-B 400 PRO Pioneer 200 RMS (unidade) . mais só revisando são 6 6x9, 4 1686, 2 tweeter. TOTAL EM RMS 1.240 . OBS: TODOS 4 OHMS.

    E também gostaria que tirasse outra dúvida tenho 2 Cara preta 311 Bubina Simples 400rms cada um, comprei uma Banda Ice 1604 1600RMS Impendace 4 OHMS 1 Canal : Foi certa a escolha?? e depois de você me dar uma dica do outro Modulo Qual bateria me aconselha usar para alimentar o meu sistema??

    Boa noite estou com duvida de como liga os rca no meu modulo...... tenho um ts2000x4 da taramps e esto querendo ligar ele no crossover crx-4 da taramps .....quero saber como faço para usar todos os canais individuais no crossover..... quero ligar 1 modulo p tocar tudo grave medio driver e twither .....

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme