Som Automotivo - Alto Falantes

Pra tirar as suas dúvidas sobre como instalar um som automotivo, temos que falar sobre um dos principais componentes, os alto falantes.
Auto falante, falante, caixa de som… indiferente da forma que é chamado, com certeza este componente está na era do som automotivo desde sua gênese. É o responsável direto pela emissão do som que, como todos sabem, são ondas eletromagnéticas que se propagam pelo ambiente até chegarem aos nossos ouvidos.

Exemplo, tomahawk heavy:



Os falantes tem evoluído muito desde as primeiras invenções nesse sentido. No começo, quando tudo era novidade, eles eram feitos de celulose e papel. Ainda eram mono, como os Subwoofers. Sem divisão de freqüências, grave, médio ou agudo e eram muito fracos, com pouca qualidade. Qualquer módulo quando adicionado a estes falantes ocasionavam problemas pois descolavam o cone, ou ainda rasgavam, fazendo aquele som “lindo” de alto falante rasgado.

Mas com o tempo muitas coisas melhoraram. As empresas resolveram investir tempo e dinheiro pra desenvolver um alto falante com outros materiais, mais resistentes e que apresentassem melhor qualidade sonora. Foi então que nasceram os falantes de polipropileno, um tipo de plástico resistente e mais flexível, fazendo com que as batidas soassem com mais tranquilidade, com a invenção da suspensão de borracha nos falantes chegamos aos dias de hoje.
Mas o evolução doa alto falantes para som de carro não pararam por aí. Houve ainda a invenção do tweeter, que serve realmente para freqüências maiores, ou agudos, a visão das fábricas se abriu para um mundo de infinidades.

Uma das pioneiras do assunto, como o próprio nome já diz é a Pioneer. A alta qualidade de seus produtos mais famosos, a linha 6985 e 6986 (lembra deles?). Considerado por mim e por muitos outros como a série de ouro da Pioneer. Claro que para os dias de hoje eles são obsoletos e ultrapassados, mas na época, onde potências e cornetas eram coisas do futuro, toda a força dos falante era somente o que tínhamos: Um aparelho de som bom e falantes fortes, isso era som.
Mas com o passar dos anos, alto falante virou sinônimo de qualidade de som automotivo. Com a inovação de colocar os tweeter junto dos falantes, nasceu o Coaxial, que nada mais é que um falante normal acoplado com um tweeter, para dividir o som, em agudos e médio-grave. Mais tarde nasceram os triaxiais, que são dois tweeters com um falante de médio apenas. claro que pra que essas evoluções ocorressem, foi preciso haver uma mudança na concepção de instalação de som e muita coisa mudou.

Outra tendência dos falantes é o uso dos kit duas vias, que são falantes simples, para médio apenas, com um tweeter pra ser instalado separadamente. A qualidade deste tipo de falante é impressionante se comparados com os demais. A divisão do som dá uma sensação de diferentes dimensões no som. Os falantes originais tem uma tendência de serem feitos para a acústica do carro em que serão montados, são falantes bons, principalmente nos importados. Mas se você erguer o som um pouco que seja, já era, vai rachar tudo!!
Recentemente fui melhorar o som do meu carro, um Citroen Xsara Picasso. O som original, supria todas as minhas necessidades, mas faltava o grave, aquele “buuuuummmm” nas batidas. E porque estou falando disso? É pra exemplificar: tenho um aparelho da Pioneer MP3, coisa bem simples com 50W por canal. Comprei um sub de 12″ e uma potência pequena, 1200 watts. Até aí, pela qualidade que eu tinha dentro do carro pensei que não seria necessário trocar os falantes, mas aí veio o “presente de grego” – ao abrir a lateral das portas, como o Picasso tem falantes de 6″ nas dianteiras e de 5″ ou 6″ nas traseiras, descobri que os falantes eram de celulose (Papel ou papelão) não aguentariam a potência. Pra isso tive que recorrer a modernidade, falantes de polipropileno. Acabei por comprar dois pares de triaxiais, um de 6″ Bravox na frente e outro de 5″ da mesma marca na traseira.

Te garanto uma coisa, parece pouco, mas foi preciso um trabalho muito intenso de equalização do Sub pra que ele desse conta de acompanhar o som dos falantes. Fiquei realmente impressionado com a diferença, pois eu considerava os originais de excelente qualidade.
Algumas marcas se destacam pela qualidade, tanto de som, quanto dos componentes. Nacionais nós temos a Bravox e Selenium, que sempre foram referência entre as nacionais, algumas novas marcas apareceram, como a H-Buster, também muito bem ranqueada no Brasil e a Bomber, que convenhamos, o nome diz tudo. Porém as importadas continuam top de linha. Devido ao preço delas, em media o dobro do preço você pode colocar falantes impressionantes. Entre as importadas se destacam a Kicker, Pioneer, Sony entre outras.

FONTE: http://www.carangas.net



0 Response to "Som Automotivo - Alto Falantes"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme